QUAL A FUNÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR?
O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um ligamento interno do joelho, fundamental para a estabilidade e biomecânica do joelho. Ele impede que a tíbia se anteriorize (vá para frente) em relação ao fêmur..
COMO O LCA É LESIONADO?Geralmente em práticas esportivas ( como futebol, vôlei, basquete, etc ), através de trauma torsional – indiretamente (o indivíduo torce sozinho) ou por trauma direto (pancada no joelho).
COMO É O TRATAMENTO?
Em pessoas ativas e em praticamente todos os pacientes adultos jovens , preconiza-se o tratamento cirúrgico, que é a reconstrução do LCA.
COMO É A CIRURGIA?
Atualmente fazemos através da artroscopia, que causa menos dor e recuperação mais rápida. Retira-se um enxerto que será usado como novo LCA. O enxerto pode ser o tendão patelar , os tendões flexores, o tendão quadricipital, tendões de banco de tecido, etc. Atualmente tenho dado preferência aos tendões flexores (semitendíneo e grácil), devido a recuperação com menos dor e a cicatriz ficar mais estética, além de ser um enxerto muito forte e com altas taxas de sucesso( em torno de 95% ).
COMO É A RECUPERAÇÃO?
O paciente costuma ter pouca dor no pós-operatório. Ele geralmente usa muletas por 2 ou 3 semanas (depende de cada caso) e começa a fisioterapia o mais breve possível. O fortalecimento muscular é progressivo e orientado pelo médico e equipe de fisioterapia. Com 3 meses de pós operatório inicia as atividades de corrida. Com 6 a 7 meses após a cirurgia o paciente volta as atividades físicas de contato.
QUAL O PROBLEMA DE NÃO TRATAR A LESÃO DO LCA?
A instabilidade do joelho gerada pela lesão do LCA provoca lesão meniscal e osteoartrite (artrose) no joelho. Também haverá dificuldade para atividades esportivas e predisposição a novos entorses.