OSTEOPOROSE É UMA DOENÇA CARACTERIZADA POR BAIXA MASSA ÓSSEA

Osteoporose é uma doença caracterizada por baixa massa óssea e por deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, levando a uma fragilidade aumentada dos ossos e a um conseqüente aumento do risco de fraturas. Isto significa que em situações do dia a dia, um simples movimento do quadril ou uma queda trivial podem ocasionar uma grave fratura, que não ocorreria em osso sudável. Par se ter uma ideia da incidência desta doença, nos eua anualmente mais de 1,5 milhão de novos doentes são diagnosticados por ano. Número superior ao número de infartos anuais: em torno de 500 mil. No brasil há trabalho documentando comprovando que mais de 25% das mulheres de 60 a 70 anos possuem osteoporose e acima de 70 anos o número chega a ultrapassar 70%!!! Números assustadores!

A osteoporose infelizmente também pode matar, pois sus fraturas podem ser graves e de difícil tratamento num paciente já idoso. O pior de tudo isso é que estamos falando de uma doença silenciosa, que não causa sintomas até causar fraturas…muita vezes escutamos a frase: “ idoso morre de queda”. Realmente isso é uma triste realidade neste século.
O correto seria toda mulher menopausada e todas pessoas com histórico familiar procurarem um ortopedista par fazer seu diagnóstico e tratamento precoces. Às vezes, simples orientações de atividades físicas, associada a alimentação rica em cálcio ( leite, queijos e iogurtes) associado a exposição solar são suficientes. Em alguns casos são necessários o uso de vitamina de suplementação de cálcio. Em casos mais avançados usa-se medicações específicas.