A artroscopia é uma técnica cirúrgica considerada minimamente invasiva, ou seja, através de 2 ou 3 furinhos se faz a cirurgia. Utiliza-se um monitor (vídeo) e pinças especiais para se fazer a cirurgia. No joelho, já é uma cirurgia consagrada e de sucesso alto. Já no quadril é um procedimento relativamente novo, mas com rápido desenvolvimento e com resultados satisfatórios.
É necessário profissional treinado e atualizado nesse tipo de cirurgia para o sucesso do procedimento. Por ser uma técnica recente, poucos profissionais são habilitados a realizar a artroscopia do quadril..
QUAIS SUAS INDICAÇÕES NO QUADRIL?Com essa técnica podemos fazer diversos tratamentos no quadril, resolvendo várias patologias. Dentre elas podemos citar:
+ Lesões labrais: Geralmente ocorrem nas práticas esportivas onde se gira o quadril. Também podem ser degenerativas (desgaste), por algum problema articular mecânico ou metabólico;
+ Impacto femuro-acetabular: Alteração óssea de causa desconhecida, que predispõe a osteoartrite(desgaste) na articulação.
+ Bursites: Na falha do tratamento conservador, pode-se recorrer a artroscopia, com bons resultados.
+ Estalidos no quadril
+ Retirada de corpos livres articulares
+ Biópsias
A cirurgia demora por volta de 2 horas e geralmente a alta hospitalar é no mesmo dia. Os 2 ou 3 furinhos são suturados (fechados) com pontos pequenos. Dói muito pouco.
COMO É A RECUPERAÇÃO DA ARTROSCOPIA DO QUADRIL?
Geralmente o paciente vai de alta no mesmo dia da internação e dói pouco.
Os seguintes cuidados devem ser tomados após a cirurgia de artroscopia de quadril:
– Usar de um par de muletas com carga parcial (pode apoiar a perna operada com 30% do peso do corpo) durante 10 dias. Dependendo do caso, necessita-se um período mais prolongado -3 semanas- do uso de muletas.
– Usar medicações antiinflamatórias e analgésicas.
– Iniciar a fisioterapia na mesma semana da cirurgia.
– Pode dirigir com 2 semanas.
– Retorno ao consultório em 1 semana.
– Fazer curativos diariamente, de preferência na clínica ou com profissional treinado.
– Retirada dos pontos de 10 a 15 dias após a cirurugia.
– O retorno do paciente para as práticas do dia-a-dia e para as práticas esportivas é rápido.